A Maçonaria feminina
Maçonaria, uma organização mundial com reuniões iniciadas a aproximadamente 3.000 anos, sendo a sociedade mais antiga da humanidade, depois das religiões.
Nosso rito é o mais praticado no Brasil e o segundo mais praticado no mundo, trata-se do RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO
R.'.E.'.A.'.A.'.
A origem de nossa maçonaria feminina legítima
Nossa história começa na França em 1781 com a Princesa de Lamballe, que foi a Sereníssima Grã-Mestra de Lojas maçônicas francesas e europeias.
O nome da Princesa de Lamballe é, Ir. Marie Thérèse Louise de Savoie Carignan que deu seu discipulado a Rainha da Itália, S.A.R Josephine/ esposa de Napoleão Bonaparte (Imperatriz da França) e, para S.A.R. Caroline Bonaparte a Rainha de Nápoles, até 1815. https://www.glff.org/celebrites.html
Portanto, tivemos como fundadora uma Princesa, uma Duquesa, uma Imperatriz e duas Rainhas.
A Obra maçônica da Princesa de Lamballe continua viva, através de homens e mulheres que seguem seu exemplo desde 1771.
Quem trouxe a missão da Princesa de Lamballe para o Brasil e Levantou a maçonaria feminina em nosso país, foi o Mestre Maçom Ir Luiz, que é Grão-Mestre, escritor e Capelão da Ordem da Princesa de Lamballe, que é uma Ordem Benemista de Caridade. Tendo começando a missão da Princesa de Lamballe no Brasil, pela idealização do GOF “Grande Oriente Feminino do Brasil” fundado por ele em 2011, sendo também idealizador e fundador da COMAFE, no mesmo exemplo do maçom fundador, da maçonaria feminina da Inglaterra, em 1898.
Com isso, somos a primeira e Oficial Convenção Anual de Maçonaria Feminina, fundadora da Primeira Potência Feminina no Brasil. Nossa maçonaria da COMAFE tem a mesma pratica da masculina, com a única diferença que nossas Lojas são exclusiva pra mulheres.
Antes de você continuar a leitura, precisamos esclarecer que somos da COMAFE e, o que falamos nesse site, se refere a maçonaria da COMAFE, que foi fundada em 2009 por discipulado direto, e indireto e, não se responsabiliza pelo surgimento de Lojas que se dizem maçonaria feminina.
A maçonaria é chamada de Arte Real
Participar da maçonaria legitima da COMAFE é fazer parte de uma corte semelhante a dos reis, rainhas e princesas. Nela receberá títulos reais, a começar pelo título de mulher maçom, depois mestra maçom, mestra maçom perfeita e, entre outros, o de Comendadora da Ordem da Princesa de Lambelle e Comenda da Capelania de Jesus.
Na COMAFE, você irá participar da Cerimônia anual de Entronização de uma Grã-Mestra, que representa a Princesa de Lambélle, (fundadora da maçonaria feminina no mundo).
A COMAFE promove anualmente no Brasil, uma grande festa de confraternização de fim de ano. É a Convenção de união de Lojas maçônicas femininas do Brasil, onde acontece a entronização da Grã-Mestra da maçonaria feminina do Brasil.
Cerimônia Real com entronização da Princesa
Prestamos homenagem a Padroeira da maçonaria feminina do Brasil com uma cerimônia de entronização de uma Past Grã-Mestra, que tenha terminado seu segundo mandato sem máculas. Ela representará a Princesa de Lambélle, no Trono mais alto da maçonaria feminina do Brasil.
Convidadas para a Cerimônia da Convenção Anual
A convenção anual da maçonaria Feminina, que dá o nome para a COMAFE, serve também para demonstrar o trabalho da maçonaria feminina no Brasil, apresentando os serviços sociais realizados durante o ano. No evento, existe a formação de um Coral de mulheres maçons, cantando a música, ”A Perfeita Alegria”. Os filhos e filhas de maçons, na idade de, 12 a 18 anos se, quiserem, podem ser porta bandeiras e, se vestirem a caráter como guardas reais.
Nesta festa são apresentadas as novas aprendizes, novas companheiras maçons, novas mestras, novas Lojas, novas diretoras de Lojas e autoridades convidadas. Neste evento, homens maçons, familiares, maridos e amigos das maçons podem participar como convidados.
As reuniões da maçonaria feminina
A COMAFE tem 4 reuniões por mês, que duram uma hora e, você não precisa participar de todas, pois não é exigido sua frequência contante, e nem será obrigada a serviços voluntários.