Grande Oriente Feminino

Lojas exclusivas de Maçonaria Feminina do Brasil     

  


 

B

 
 
Nosso interesse em facilitar aproximação pela Internet  tem o simples propósito de atender urgências que a vida humana requer, pois, nada mais atual que acompanhar o tempo com suas modernidades.

Se você quer fazer parte de uma alta sociedade muito respeitada e frequentada por pessoas educadíssimas que ajudam a humanidade e se ajudam como irmãs e irmãos, está no caminho certo; a mulher que gosta de viajar e conhecer lugares próximos de sua cidade, outros estados e no exterior, se quiser, pode sair cumprindo missão maçônica de chanceler que é muito agradável e aproveitará para fazer turismo com direito a levar um acompanhante, que pode ser: mãe, marido, filho, filha ou amiga, namorado, mas só viaja quem gosta, pois a maçonaria não converte nem obriga seus membros a nada.

Caso você tenha só curiosidade ou seja uma pessoa indecisa, por favor, não vá adiante que só perderá seu tempo e fará perdermos o nosso também. Mas se você realmente quer ingressar, decida-se, e cumpra com os requisitos que serão solicitados.
 
Para se afiliar é só mandar e-mail para

Leia abaixo e saiba se você cumpre os requisitos para se afiliar

Precisará passar por uma sindicância que serve para conhecê-la, pois, não podemos convidar alguém sem conhecer (só entra quem é convidada por uma maçom). Depois de conhecê-la pessoalmente poderemos convidá-la sem problemas.

Outra coisa importante:
A maçonaria é diferente de tudo que você já viu ou fez parte.

Para ingressar tem que passar por provas que farão você merecer estar sentada numa reunião junto de gente muito séria que se reúne com autoridades, muitas das vezes personalidades públicas e alguns familiares de reis, rainhas, imperadores e quem sabe um dia, sentar-se ao lado de governantes, reis, lideres, políticos e personalidades conhecidas, sejam sociais ou religiosas.

Por tanto, maçonaria é uma organização iniciática e discreta, não está aberta para quem não entende a importância de uma cerimônia cívica.
 
Lembramos isso, por que algumas mulheres costumam nos escrever pedindo para que a levemos até templos maçônicos para elas conhecerem antes de tomarem a decisão de participar.  "Não fazemos isso", nem a maçonaria masculina o faz, pois não somo igreja, nem clube. Somente conhecerá um templo maçônico por dentro no dia da sua iniciação que requer seu preparo.
 
O Templo não é o ápice maçônico, pois já deve ter visto em foto ou video que é um local onde se faz reuniões, o que faz um maçom é sua caminhada rumo aos degraus da escada de Jacó, e isso se faz no dia a dia!
 
Após sua filiação começamos sua sindicância maçônica a fim de conhecê-la pessoalmente, pois na maçonaria, somente se aceita novos membros se esses forem indicados por um mestre ou mestra maçom.
 
Sua iniciação será feita depois de cumpridas etapas, incluindo reuniões de instrução que são sindicância para conhecê-la melhor. Após isso, será instalada como membro de Triângulo maçônico, onde poderá aguardar momento oportuno de ser iniciada numa Loja maçônica feminina.
 
Caso não exista Loja na sua cidade será iniciada em outra, mas até isso acontecer será nossa afilhada e deverá frequentará Triângulos maçônicos na sua cidade e onde mais puder ir.
 
Veja abaixo se você está adequada aos requisitos principais para ser uma mulher maçom:

Para afiliar-se precisa ser mulher, ter mais de dezenove anos e menos de sessenta e cinco, precisa comprovar moradia fixa, ter renda ou emprego compatível que lhe garanta vida social. Precisa ter vontade de querer ajudar o próximo, saber ler e escrever, não deve ser problemática ou mentirosa, nem estar envolvida com drogas ou situações ilícitas.

Não pode ter doenças mentais, nem estar tratando doenças graves, nem estar em tratamento psiquiátrico, não pode ter passagem pela polícia, não pode estar grávida, nem no primeiro ano de amamentação. 

Não pode ter problemas físicos que a impeçam de andar e caminhar sozinha, ou falar ou ver, ou escutar, visto que essas situações especiais impedem as atividades maçônicas de serem realizadas.

Precisa ter renda fixa para poder contribuir ao menos com R$ 35,00 ao mês para ajudar nas despesas do local onde vai frequentar.

Deverá ter disponibilidade de frequentar ao menos uma reunião a cada três meses na sua cidade.

Deverá arcar com as despesas próprias de sua locomoção, também com lanches e vestimentas adequadas as reuniões maçônicas, pois a maçonaria é uma entidade associativa sem fins econômicos e não existe para pagar despesas dos membros, ao contrário, fazemos filantropia.

De preferencia acreditar num ente superior de nome Deus ou D’us ou Alá ou outro de sua crença, mas recebemos e aceitamos ateus e os que não manifestam crenças, a não ser a de que, todos são iguais e merecem dignidade independente de qualquer coisa.

Os maçons se referem a Deus carinhosamente pelo nome de: Grande Arquiteto do Universo, e abreviam como: G.A.D.U.

Caso interesse saber, abaixo colocamos algumas respostas a perguntas frequentes, saiba mais:

 
*O que é Triângulo Maçônico:
 
*E local onde se reúnem maçons e interessados na arte real que não é loja maçônica, mas toda Loja maçônica sem exceção antes de ser reconhecida como Loja, leva o nome de Triângulo Maçônico, pois é frequentada por maçons; e somente depois de cumprido requisitos superiores de uma maçonaria regular, ou independente, recebem sua autorização provisória de fundação, e depois uma carta definitiva de Loja maçônica constituída, tornando-se A.´.R.´.L.´.S.´.
  • Instruções são sindicâncias maçônicas que servem para conhecer o local onde mora a candidata, saber dela e tranquilizar a interessada e sua família quando essa tem dúvida do que é maçonaria.
  • As instruções ocorrem na residência ou local de trabalho da candidata ou outro lugar que a candidata escolher; pode ser na casa de uma maçom, mas não pode ser num Templo maçônico, visto que somente poderá entrar nesse local no dia de sua iniciação.
  •  Isso é feito para garantir privacidade de todas as maçons instaladas.
  • O tempo de cada instrução é de no máximo duas horas incluindo lanche.
DIZEM QUE SÓ ENTRA NA MAÇONARIA SE FOR CONVIDADA
  • E continua sendo assim, o procedimento maçônico é não aceitar na maçonaria quem não for indicada por uma mestre maçom, mas se ficarmos aguardando isso, nunca haverá maçonaria feminina na maior parte das cidades, por tanto, fazemos instruções em Triângulos criados em cidades que não tem Loja.
  • Isso facilita a chegada da maçonaria feminina em todas as localidades, mas somente depois de conhecer e provar as interessadas pela convivência nos Triângulos é que vamos legitimar nosso convite.

NO DIA DA SUA PRIMEIRA ENTREVISTA, SE POSSÍVEL IREMOS VISITÁ-LA NA SUA CASA, SE QUISER VOCÊ PODERÁ TER JUNTO UMA ACOMPANHANTE, OU LEVAR UMA.

  • Sua família poderá assistir sua primeira instrução se for na sua casa, pois precisamos visitar a moradia da candidata.
  •  Caso ela tenha dificuldade de nos receber em sua casa, ou se preferir, faremos a entrevista em outro local.
  • A candidata poderá levar no máximo um(a) acompanhante.
  • Nesse dia a candidata irá receber a  primeira instrução que serve como uma prévia da sindicância maçônica. * (sindicância: um processo para aceitar novos candidato na maçonaria).
  • Nessa reunião conhecerá sua madrinha e saberá mais a respeito de nós, que também a conheceremos melhor, no intuito de saber se ela é uma pessoa de bons costumes; e assim confirmado, será convidada para a segunda instrução.
  • Na segunda instrução conhecerá mais pessoas, participará de cerimônia em homenagem a uma Princesa francesa que foi Grã-Mestra da maçonaria feminina na corte da Rainha Maria Antonieta e receberá certificado de benemérita da maçonaria, depois será convidada a integrar um triângulo maçônico que é frequentado por madrinhas mestras e mulheres maçons ficando habilitada para visitar e participar de todo encontro e reunião de triângulo no Brasil e exterior.
  • Durante esse tempo confirmaremos nossos laços de amizade onde após frequentar outras reuniões terá galgado degraus até que seja convidada para uma terceira instrução que não tem tempo cronológico, mas tem objetivo de começar preparar seu convite a iniciação.
  • A iniciação poderá ser na loja da cidade de Campinas ou outra levantada para esse fim; quem sabe na sua própria cidade.
  • Nossa Loja principal fica em Campinas, SP. onde também a secretaria de chancelaria, mas nos reunimos por todo o Brasil em Triângulos que são início de uma nova Loja.

topo

Copyright, gof

 

J