Grande Oriente Feminino

Lojas exclusivas de Maçonaria Feminina do Brasil    

  


 

B

 

 A história dos Reis, do arquiteto Hiran Abiff e dos Maçons antigos

Ilustração do Rei Salomão, antepassado de Jesus Cristo que viveu por volta do ano 922 A.C. Mostra o maior Rei de todos os tempos, não superado até hoje, ordenando seus súditos em (de graus). Na medida que se mostravam confiáveis subiam os degraus para outras salas mais prestigiadas; hoje são conhecidos graus maçônicos chegando ao 33º Grau.

De sua linhagem nasceu José e Maria, mãe de Jesus Cristo que poderia ser Rei legítimo e assumir a coroa na falta de outro herdeiro, também por isso ele foi assassinado sendo, um "SANT-GRAAL". “Sangue de Rei”

"Para quem não sabe Jesus era Judeu e existiu, foi um grande benfeitor, Rabino e curador que atendia a todos numa época onde não existiam médicos para o povo; ele definitivamente curava pessoas e aliviava sofrimentos, foi perseguido por ser amado e adorado pelo povo que morria de fome e de doenças. Eram pessoas sem esperanças, subjugadas e viam nele Jesus, um Salvador. Por ser tão amado e cuidar de quem não tinha recursos e também por difundir a compaixão, representou ameaça aos governantes. "Tomou sobre si todas as dores e pecados cometidos pela humanidade. Mesmo que Jesus não fosse considerado divindade e filho de Deus pelos Cristãos, já seria uma das maiores personalidades em todo planeta. E isso é um grande feito, esse homem Jesus, fez muito mais; quanto aos milagres e crer que ele é filho de Deus, é uma questão da crença de cada um, mas o fato é que, entre seus seguidores somente obtinha cura quem acredita-se nele, e isso ficou conhecido por fé; muitos o seguiram, dentre seus seguidores estavam reis imponentes e pecadores arrependidos, muitos seguem seu exemplo hoje, e pela história seguirão por toda a existência". Lu Collins.´.

 

Somos mulheres maçons no
R.E.A.A.
 V.´.D.´.U.´.L.´.D.´.S.´.J.´.J.´.P.´.
 
  Proclamamos a liberdade, a igualdade e a fraternidade sem imposição de crenças, por tanto, somos   adogmática, nobre, aceita e real.        
Nossa missão no Brasil em 2011 é levantar templos exclusivos de mulheres maçons nas cidades onde a maçonaria feminina não possue templos.
Também ajudamos mulheres que querem ser maçons, mas não sabem por onde começar nem conhece quem as indique.
Nossa missão é ir aonde ainda não exista maçonaria feminina e na possibilidade, ajudar instalar templos
.
Temos nosso reconhecimento como maçons femininas pelo Grande Oriente da França "GOF da França" www.godf.org/ que é a maior Potência maçônica regular masculina que aceita a mulher como maçom regular desde o princípio, mas no ano de 2002 o Grande Oriente da França nos aceitou em suas Lojas por decreto de Lei a fim de que outras Potências maçônicas pudessem respeitar  definitivamente as mulheres como iguais. Esse mesmo G.O. da França deu origem a Potência masculina do G. O. do Brasil, que também aceitou as mulheres em Lojas de adoção até 1942 no Brasil. mas, por conta de ligar-se a Inglaterra viu-se obrigado a obedecer sua nova Obediência maçônica.
 
Estamos em paz, a maçonaria é ato de exercer o direito de pensar, por tanto, foi organizada para não ter um mandatário e sim ser protetora do direito das pessoas terem liberdade de escolha, e como o mundo é diverso ela convive com todos, e da voz a todos, isso explica porque não é religião, nem partido político.
 .
 

Aqui você tem respostas as perguntas mais frequentes.

Nosso Real Oficio.

A maçonaria não é religião nem seita, também  não pratica culto religioso nem pede dízimos.

É uma associação cívica, milenar, sem fins econômicos sendo a maior organização do planeta para proteger a liberdade do ser humano, ela se desagrada com a injustiça.

Foi criada para proteger a vida, participou e participa das grandes libertações de países e pessoas oprimidas.

Desde sua fundação trabalha discretamente, nunca precisou usar violência, nem nunca a estimulou, usa símbolos e sinais entre seus membros para cumprirem seu trabalho humanitário sem precisar serem reconhecidos.

Em nosso meio, existiram e existem presidentes como: Barack Obama / “NOBEL da PAZ”, PaPas, lideres religiosos, generais e outros militares, reis e rainhas, imperadores, imperatrizes, pessoas anônimas, cientistas e tantos outros famosos que não podem, não podiam ou não quiseram aparecer.

Aqui no Brasil, por exemplo, temos nosso Vice-presidente que é Mestre Maçom.

A maçonaria exige que a pessoa para pertencer á ordem seja uma pessoa livre de bons costumes, não podendo estar sob processo ou custódia judicial.

 A candidata ao ingresso precisa ter mais de dezenove anos e menos de sessenta e cinco.

Para saber mais sobre como se afiliar, leia o link como ser uma maçom

Perguntas e respostas

A maçonaria é secreta, faz magias ou rituais secretos?

A maçonaria é discreta, ajuda á humanidade sem fazer propaganda, é legal, em seus locais de reunião tem alvará, inscrição municipal, CNPJ e seu estatuto social está de acordo com Lei federal; não faz magias nem rituais invocando deuses ou seres ou espíritos, nem rezas; as especulações antigas são decorrentes da Inquisição que viam os maçons como ameaça ao crescimento da Igreja da época que era corrupta e da manutenção de reinos assassinos.

O que uma maçom faz?

Reuni-se em locais denominados lojas maçônicas ou triângulos maçônicos ao menos uma vez por mês com outras maçons para aprender conteúdo além do cotidiano com a finalidade de elevar o seu padrão de vida ético, moral e funcional; também para iniciar novas maçons e inaugurar novas lojas para proteger a vida etc.

Quanto de meu tempo precisarei para dedicar-me a maçonaria? Maçom dedica 24 horas por dia, 365 dias ao ano, mas sua presença em loja é duas horas na semana ou (duas horas no mês).

Para quê uma maçom faz isso e qual o propósito?

Para aplicar esses conhecimentos adquiridos a si própria, exercitá-los junto dos maçons, da família e do próximo para que tenhamos um mundo onde todos possam morar em paz tendo fartura.

Qual a vantagem de ser uma maçom?

Aumentar três vezes sete vezes sete mil sua qualidade de vida.

Que compromisso terei que assumir além dos acima, serei obrigada a fazer o que eu não quero?

Terá o compromisso de respeitar sua loja e tratar maçons como irmãos e irmãs, sejam homens ou mulheres, tanto em loja como na rua, deverá combater os vícios, andar reta, ser discreta de bons modos, ser zelosa com sua família e dar prioridade no calendário anual maçônico não faltando nos eventos, zelar e ajudar na manutenção da Loja que pertence. Jamais será obrigada a algo que não lhe agrade, mas terá deveres que amará com toda certeza.

Ouvi dizer que maçonaria é só para homens?

Isso não é verdade, a maçonaria possui no mundo 4 milhões de maçons inscritos de forma regular, a maioria é de homens que frequentam Lojas filiadas as chamadas Grandes Lojas (mais importantes e mais antigas que conseguiram se organizar com maior numero de Lojas filiadas) e nessa maioria, só homens podem participar, mas A Grande Loja da França que faz parte das três maiores do mundo, recentemente declarou que a mulher maçom é reconhecida por eles como maçom legítimas, e que são bem vindas em suas reuniões na França e outros países; somente não as iniciam, pois elas tem competência para fazê-lo em virtude dessas Lojas femininas existirem desde 1768.

Mas é fato que uma parte da maçonaria masculina segue vinte e cinco Landmarks, (Leis criadas em 1723 época que existiam escravos que não eram considerados seres humanos, pois acreditavam que não tinha alma e eram tratados como animais, também tempo de inquisição onde queimavam mulheres nas fogueiras dizendo que eram bruxas somente por exigirem direitos que incomodavam o clero; mesmo período que tentaram mandar Galileu para a fogueira, por dizer que o mundo não era o centro do universo). uma delas o 18º foi de somente aceitar homens em suas reuniões; isso não quer dizer que só ela exista genuinamente, nossas reuniões de Maçonaria feminina são reconhecidas e iguais em todo mundo tendo sido reconhecidas também pelo Grande Oriente do Brasil e Grande Loja da Inglaterra quando instalaram as Lojas femininas chamadas de Adoção.

As Lojas de adoção eram para trabalhos das mulheres iniciadas na maçonaria por maçons, tal qual vinha sendo feito em todo o mundo; modalidade essa abandonada, mas praticada hoje na Inglaterra, França e Portugal e na maioria dos outros países.

Hoje está difícil mudar essa Lei, por conta de precisar da assinatura de cerca de 400 mil maçons que acham que as mulheres precisam organizar-se por si mesmas e que essa conquista pertence a elas e que não podem intervir nesse passo importante.

Nós mulheres maçons estamos de acordo e ao invés de preitearmos que nos aceitem, estamos cumprindo nossa missão e garantindo nosso lugar; particularmente dou um exemplo bem popular para isso dizendo: " Eu como mulher não me sentiria bem em jogar bola no time do corintians no meio dos jogadores senão para apreciar sua beleza atlética, prefiro assistir um jogo masculino e se eu quiser, vou jogar campeonato num time feminino.

Portanto como já vimos, não há nesse mundo alguém capaz de impedir que uma mulher faça o que quiser, a menos que ela permita; e caso não possa ser padre, que seja freira, se não for rei, que seja rainha, e por ai vai! 

Afinal onde está escrito que a mulher não tenha direito de fazer o que quer que seja por ser inferior ou não merecer ou não ter capacidade ou ser criatura menor que o homem, senão naquelas épocas horrorosas que ainda éramos escravas, servas e vassalos de reis e senhores feudais!  Em que somos menores ou maiores que o homem, em que eles são melhores que nós???

"Enquanto houver ignorância e pré conceito terei que repetir essa longa frase, até que a mente de alguns encaixe a verdade de que somos todos dignos de igualdade, pois somos seres humanos, e nessa condição somos filhos do mesmo Deus, e desse mesmo mundo que abençoa a todos com a vida, com o sol, com a luz, com a chuva, com as estrelas e com as frustrações; e nós somos mulheres maçons fazendo nossa parte". Lu Collins.´. M.´.M.´.

Preciso ser rica?

Não, mas precisa ter renda fixa, de modo que não lhe faça falta para contribuir com a divisão das despesas para a manutenção da Loja que se inscreveu. A divisão das despesas de uma Loja ou Triângulo são em média R$ 35,00 por mês.

* Triângulo Maçônico ( inicio de nova Loja) local de reunião.

Então quer dizer que a maçonaria masculina não impede o funcionamento da maçonaria feminina?

Com certeza não impede, nem persegue, muito menos atrapalha; ao contrário colabora, somente não permite que mulheres maçons ou maçons homens de maçonarias mistas frequente suas lojas, nem homens não maçons; é legalizada juridicamente, obrigatoriamente possui CNPJ não sendo, portanto clandestina.

Vou poder frequentar qualquer Loja maçônica feminina ou mista no Brasil?

Sim, desde que esteja regular (filiada) conosco e pronta para responder as perguntas secretas que lhes serão feitas na loja maçônica que pretenda visitar.  Um maçom não regular é aquele que não freqüenta sua Loja mãe.

O que acontece se eu desistir de ser maçom?

Poderá desistir a qualquer tempo, pedir que seja feita sua quitação maçônica para verificar se não deixou débitos com a manutenção e isso lhe deixará as portas abertas para retornar ou entrar em outra Potência maçônica quando quiser.

Feito isso não estará mais comprometida com a maçonaria, deixará de ser uma maçom regular, não podendo participar de reuniões maçônicas, pois ficará sem a senha mensal e semestral que são pedidas antes de entrar num templo maçom.

Essas palavras secretas são iguais tanto na maçonaria feminina quanto na masculina?

Sim, são partes do chamado segredo maçônico universal, reconhecido no mundo todo; também faz parte os sinais e gestos que os maçons usam para reconhecerem-se, tanto em loja quanto na rua.

Porque palavras secretas, qual importância desses segredos?

Pelo simples fato de não deixar vulgarizar uma arte nobre da pratica da virtude, também para evitar, penetras corruptos e mentes doentias; para essa proteção usamos toda uma simbologia onde existem os graus maçônicos, ninguém é convidado a um grau maçom sem merecê-lo, nenhum maçom de um grau anterior se assenta em reuniões de grau acima.

O que se faz num lugar maçônico terei que me converter a algo?

Reunião cívica de homens maçons, ou mulheres maçons ou homens e mulheres maçons para aperfeiçoarem–se como pessoas estando juntos de outras, lhes transmitindo e recebendo saberes antigos ou novos e aproximando-se de pessoas inclinadas ao bem. Não terá que se converter a nada.

Porque só o maçom pode entrar nos locais de reunião maçônica?

Isso não é verdade, qualquer pessoa pode entrar numa loja maçônica, é só perguntar a data de reunião pública (sessões); as reuniões fechadas também são para preservar a identidade do maçom ou da maçom quando ele ou ela não quer que saibam que fazem algo pelo próximo ou humanidade: “Não faças tocar trombeta diante de ti como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, que não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita”. (Jesus Cristo-Sermão da montanha). *Imagine uma mulher que prefere que não saibam que ela é maçom,“Discrição", proteção contra o preconceito e distorção da verdade.

Posso antes de entrar para a maçonaria conhecer um templo maçônico? Sim, procure em sua cidade e peça para conhecer que lhe dirão o dia para visita, mas não espere que numa loja masculina aceitem a mulher como maçom; a maçonaria a partir de 1714 passou a ser regida por vinte cinco Leis, chamada Landmarks .

De fato a maçonaria masculina só é para homens como um time de futebol masculino só é jogado com homens, isso não impede que mulheres joguem futebol num time feminino.

Posso conhecer o local onde serei iniciada maçom?

Não, pois não se trata de um clube ou igreja, mas local exclusivo que só entra quem for provado antes numa iniciação, mas pode rá visitar todos os templos na sua cidade, por fora tem construções mais humildes e mais suntuosas, arquitetura nova ou antiga, no entanto dentro são iguais e universais, mas esse é um sigilo maçônico e só saberá na sua iniciação, além do que o templo não é o ápice maçom, mas um lugar reservado e preparado para que se reúnam pessoas honestas, leais e justas.

Posso desistir de ir adiante ao conhecer o local onde serei iniciada? 

No dia que estiver numa loja para ser iniciada poderá desistir quando lhe for perguntada se é seu desejo ser maçom.

Posso ser iniciada maçom em outra cidade?

Somente se não existir loja maçônica em sua cidade, mas deverá cooperar na reuniões em sua cidade para fundação de uma e assim que inaugurada deverá freqüentá-la; esse é um regulamento maçônico que é práxis, visto que a maçom deve ser útil a partir de sua comunidade podendo frequentar ou visitar quantas outras puder em qualquer lugar do mundo.

Posso conhecer maçons da loja onde vou ser maçom, antes deu ser iniciada?

Sim, conhecerá algumas pessoalmente, pois passará por uma sindicância e poderá tirar suas impressões.

Poderei desistir da maçonaria depois de iniciada, isso me custará algo ou serei perseguida por isso? Sim, poderá sair quando bem entender, também está previsto nos nossos estatutos sociais os artigos e parágrafos de Lei federal, dando liberdade do associado sair quando bem lhe aprouver; nada será cobrado, muito menos haverá perseguição.

Preciso pagar algo para entrar na maçonaria?

Não, a maçonaria feminina nada cobra, mas precisa demonstrar interesse em sua iniciação investindo num quite de primeira instrução que é: vestimenta para apresentar-se em Loja e documentação maçônica.

A maçonaria não cobra nada das candidatas nem das iniciadas para terem acesso ás reuniões, o investimento que fará são para despesas com aquisição de vestimentas e paramentos de uso pessoal, e para fazer seu documento que é terceirizado para gráfica e custas de correios.

* Importante: lembramos que a maçonaria não é empresa nem vende serviço ou produto, é uma associação sem fins econômicos e tem associados para um bem comum.

 

 
Copyright, gof


 

J